Foto: Divulgação
Série “Objetos Acústicos”

Utensílios do cotidiano que se esvaziam de suas funções e recebem um novo sentido poético. Essa é a arte exclusiva, poética e multidisciplinar do artista curitibano Washington Silvera, que também leva seu lado artístico para a Gastronomia como chef e professor da área.

Mesas, ferramentas, dados, são alguns de seus objetos de trabalho. Depois de “ouvi-los”, ele os transforma com o intuito de transmitir seu novo estado; uma verdadeira poesia que é destacada por meio da matéria. Para ele, a definição de arte está em desconstruir o comum e criar um novo processo; é um novo mundo com um novo olhar.

Prova disso é uma de suas séries destaques (“Objetos Acústicos”), em que o violão é apresentado em grandes proporções, se expandindo como uma onda musical em formas curvas e orgânicas.

Entre as exposições individuais que já realizou estão Inventário, no Museu Municipal de Arte – MuMa (2014); O que dizem as coisas, no Museu Afro Brasil, em São Paulo (2012); Galeria Abierta, na Plaza Joan Miró, em Barcelona (2008); Consciência Expandida, no Memorial de Curitiba (2007). Representado pela Ybakatu Espaço de Arte, na capital, também já participou das feiras ARCO Madrid, na Espanha (de 2012 a 2014) e SP Arte (de 2011 a 2014).

Washington Silvera
https://washingtonsilvera.carbonmade.com/