Foto : Fernando Guerra
Na fachada o conceito foi o de dar dinamicidade ao edifício e eliminar
a estética do concreto bruto abandonado.

Com seu traço único, modernista e contemporâneo, o arquiteto Arthur Casas, responsável pelo projeto do ÍCARO, recentemente presenteou o renomado bairro de classe alta paulista – Jardins – com uma bela reforma de um prédio construído em 1965 e que estava abandonado há muito tempo.

O layout original do prédio de 17 andares permaneceu quase o mesmo, recebendo apenas algumas mudanças para transformá-lo em um ambiente comercial de escritórios de luxo. Entre as reformas mais drásticas esteve a adição de um novo pavimento subterrâneo e a colocação dos banheiros próxima às áreas de circulação vertical.

A principal preocupação do arquiteto foi afastar-se da linguagem convencional de construção corporativa, conhecida por seu vidro espelhado e ambiente impessoal. O empreendimento recebeu varandas, evocando a ideia de um ambiente de casa; um espelho d’água no térreo, que começa no acesso do prédio e se estende até a sala de reuniões, onde poltronas e mesa de café definem o espaço e formam uma sala de estar confortável; painéis de vidro garantindo a entrada abundante de luz natural e portas deslizantes de madeira para dar privacidade ao ambiente.

Na fachada o conceito foi o de dar dinamicidade ao edifício e eliminar a estética do concreto bruto abandonado. Entre os elementos, brises horizontais na cor marrom e nichos iluminados foram colocados para criar um conjunto visual de luz e sombra e dar movimento à composição. No terraço, materiais transparentes são utilizados para suavizar a estrutura do telhado, com um trilho de varanda envidraçada.

Studio Arthur Casas
Rua Itápolis, 818 – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2182-7500

West 27th street 309, New York
Telefone: +1 646 839 50 63

www.arthurcasas.com

 

Fotos : Fernando Guerra

 

Foto : Fernando Guerra

 

Foto : Fernando Guerra